O Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO - Fortaleza) foi instituído em 08/03/1996 e registrado no 1º Cartório de Títulos e Documentos em 21/03/1996, tendo tomado posse a diretoria em 22/04/1996. O cadastramento dos trabalhadores junto ao OGMO iniciou-se em junho/1996 e foi concluído em 16/08/1996. Neste período foram cadastrados, junto ao OGMO, 427 trabalhadores em conformidade com o Art. 54 e registrados 606 trabalhadores em conformidade com o Art. 55 da Lei nº 8.630/93. O atendimento às requisições de mão de obra dos Operadores Portuários, através do OGMO, iniciou-se em novembro/1996.

No ano de 1996 foram criados os formulários de inscrição dos tpa´s e inscritos os tpa´s que então exerciam suas atividades nos Sindicatos, os tpa´s inscritos recebiam um Cartão de Identificação do OGMO - Fortaleza.

Em 01/01/1997 o OGMO - Fortaleza passou a receber dos Operadores Portuários as requisições de serviços, a fiscalização dos tpa´s presentes aos serviços e a elaboração das folhas de pagamentos e o pagamento diretamente aos tpa´s em Instituição contratada para tal fim.

Neste ano a escalação dos tpa´s ainda era feita pelos Sindicatos Obreiros sendo, entretanto a sua validação feita pelo OGMO - Fortaleza.


O pagamento das férias e 13º salário eram repassados aos Sindicatos que faziam os pagamentos destas rubricas aos tpa´s.
O Pavilhão de Chamadas foi instituído neste ano, e foi em de acordo com a modelagem feita pelos Sindicatos Obreiros.
Em 1998 o OGMO - Fortaleza ganhou na Justiça o direito de elaborar as escalações dos tpa´s em seu Pavilhão de Chamadas, bem como a fazer o pagamento das rubricas de férias e 13º salários diretamente aos tpa´s.
Neste ano foi criada a área de Segurança e Medicina do Trabalho, com a contratação dos profissionais para tal mister, conforme o determinado na NR-29.
Em 2003 foi criado o Centro de Treinamento do Trabalhador Portuário, com pessoal e área própria para ministrar os Cursos previstos pela DPC ? Departamento de Portos e Costas que até então eram realizados na Capitania dos Portos e nas sedes dos Sindicatos dos Trabalhadores.
A partir deste ano foi dado um novo enfoque no item capacitação do tpa sendo ministrados a expensas do OGMO - Fortaleza cursos de alfabetização, Ensino Fundamental I e II.
Em 2011 a Diretoria do OGMO - Fortaleza reuniu em um único local as áreas administrativas, Operacional e de Segurança e Medicina do Trabalho, isto facilitou a comunicação interna, aumentou a produtividade e um maior inter-relacionamento entre os colaboradores.
Desde 1996 foram elaboradas 07 (sete) Convenções Coletivas de Trabalho (1996, 1999, 2001, 2003, 2006, 2008, 2011).
A partir de 2009 foi realizado um estudo para revisão da arquitetura administrativa do OGMO - Fortaleza e finalizada e implantada em 2011.
Nestes 16 anos o OGMO - Fortaleza cresceu, firmando-se com uma Instituição respeitada nacionalmente, por cumprir os seus objetivos com seriedade e competência.
Alcançou-se este patamar graças à seriedade dos seus Diretores, mentores deste desenvolvimento, e aos funcionários que cumprem com as suas tarefas.
Atualmente o quadro de funcionários está composto de 29 pessoas(celetistas), e o quadro de tpa´s é formado por 439 trabalhadores. Com a implantação e gerenciamento da folha de pagamento, o OGMO - Fortaleza vem pagando os trabalhadores, pelos serviços prestados aos operadores portuários, em conformidade com as requisições de serviços previamente aprovadas.

Missão
A missão do OGMO - Fortaleza, organização sem fins lucrativos, é contribuir para modernização do sistema portuário brasileiro, administrando a mão de obra do Trabalhador Portuário Avulso, sua prioridade maior valorizando a experiência, treinando e qualificando os mais jovens buscando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores criando valor para os operadores portuários e, garantindo mão de obra qualificada a todos os usuários do Porto Organizado de Fortaleza.


Visão
Ser OGMO de referência nacional, sendo o mais valorizado para os trabalhadores portuários avulsos, sindicatos, operadores portuários, autoridade portuária e para as comunidades onde vivemos e trabalhamos.

Valores
  • Segurança total nas operações
  • Seriedade com todos os públicos
  • Respeito ao Trabalhador
  • Pessoas realizadas
  • Integridade e Confiabilidade
  • Trabalho em Equipe